top of page
  • Foto do escritorCleiton Vicente

Compensa comprar imóvel na planta?

Comprar um imóvel em construção pode ser mais caro ou mais barato?


Os imóveis estão mais baratos por causa do momento do nosso país?

Cuidado: Comprar na planta nem sempre é uma forma tranquila e barata de comprar imóveis!

Comprar imóvel na planta é investimento?

O autor deste texto é o professor e autor Marcos Silvestre, colunista da Band News FM, inclusive é um dos mentores do Cleiton Vicente, fundador da Finanças.VC. Agradecemos pelo ótimo conteúdo e Vamos Prosperar!

A metade verdadeira

"Poder ser dono do teto que cobre a nossa cabeça". Ah… mas que sonho! Pena que, depois da acumulação do pé de meia para a aposentadoria, a aquisição da casa própria seja o segundo sonho mais caro a vida da gente, algumas centenas de milhares de reais.

A carga emocional por detrás desta decisão é enorme, e por isso muita gente acaba se atrapalhando na hora de escolher como irá adquirir o sonhado imóvel que pretende chamar de “lar”, ou aquele imóvel para investir, alugar e ajudar você viver de renda no futuro.

A metade mentirosa

Sem levar em conta as consequências financeiras do negócio, tem gente que sai para comprar pão… e volta com um compromisso de compra e venda de imóvel assinado! É fácil ser fisgado por aquele “imperdível lançamento” nas redondezas da sua casa. Afinal, imóvel é patrimônio, quem não quer ter um ou mais? Mas aí devem entrar os cuidados de planejamento financeiro para que esse sonho não se transfore em pesadelo.

É comum, por exemplo, fazer confusão entre o que é, de um lado, a compra parcelada de um imóvel na planta (ou já em construção, mas não acabado) e, de outro (bem diferente!) um financiamento imobiliário......

Diferentes!

Enquanto no financiamento o bem já existe, e cobram-se juros por emprestar o dinheiro necessário para comprá-lo, na compra parcelada na planta há apenas uma expectativa de imóvel, e não se pode, portanto, cobrar juros no parcelamento. A entrada baixa (ou zero!), as suaves parcelas mensais, e a ausência de juros da proposta de compra na planta seduz muito, mas não se iluda com a aparente leveza financeira da proposta!

Mesmo sem juros, o valor das parcelas subirá ao longo do meses, e ainda mais crítico: na entrega das chaves, o valor do saldo devedor poderá ser substancialmente mais alto do que era no momento da aquisição, lá atrás.

A pura verdade!

Durante a construção, as parcelas ainda não pagas sofrerão a correção pelo INCC | Índice Nacional da Construção Civil, que apura a inflação no setor de construção de imóveis. Há outros índices, porém são menos adotados nos contratos, como o CUB SindusConSP | Custo Unitário Básico do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo. Não duvide: haverá reajuste, e ele poderá ser expressivo.

Ok, Ok…

Entenda que é até justo que a construtora/incorporadora lhe cobre esse reajuste: se os preços dos materiais e mão de obra estiverem subindo durante a construção, ela irá pagar mais caro pelo imóvel que está construindo para você.

O importante é não se iludir e ficar pensando que o esforço financeiro será do tamanho que haviam lhe mostrado no ato da compra. Faça as contas certas do tamanho compromisso assumido para quando o imóvel lhe for entregue, você aguente o tranco e não abra o bico!

DICA DE ATITUDE INOVADORA PARA FAZER SEU DINHEIRO VALER MAIS:

Calcule bem o tamanho da obrigação financeira que está assumindo ao comprar imóvel na planta!

Quer boas ideias, técnicas e ferramentas para contratar seguros e proteção e dar a virada na vida financeira? Fique tranquilo: eu e os melhores Educadores Prósperos® deste país jamais vamos deixar isso tudo lhe faltar! Vem com a gente… e vamos prosperar!

Autor do Conteúdo: Prof. Marcos Silvestre | Diretor da EKNOWMIX® Educacional.


Imagem: Pixabay


Comprar Ap na planta

Comprar Apartamento na planta

Comprar casa na planta

Comprar terreno

Vantagens de comprar imovel na planta

Comprar imovel na planta ou pronto

bottom of page