top of page
  • Foto do escritorCleiton Vicente

13º salário - Gastar, pagar dívidas ou investir? Dicas de especialista


Reservou o dinheiro do IPVA (já adianto que compensa pagar à vista), não está pagando juros de cartão de crédito e cheque especial, possui reserva financeira e todos os seus objetivos estão planejados?

Você merece gastar seu 13º com o que quiser!

Abaixo diversas orientações para você que está com dúvidas em que gastar ou investir.

Não está nesse perfil? Veja o que fazer para que no 13º de 2019, você possa gastar com o que quiser e o que você deve fazer com o dinheiro deste ano.


13º salário - Gastar com o que quiser, pagar dívidas ou investir? Especialista responde

As dicas em laranja são para você que não anda bem com as finanças.

Em azul, para quem está de bem com as finanças e quer gastar e investir corretamente.

Cubra o limite do cheque especial

O cheque especial não é parte do seu salário, na verdade ele corroí boa parte do seu salário. Uma fatia do dinheiro que cai na sua conta o banco pega para ele por você estar utilizando o limite do cheque especial. Concorda que isso te deixar mais pobre?

Se você não concertar o buraco do encanamento, continuara vazando água. Não adianta você gastar todo o seu 13º e quando vier seu salário você deixar uma parte de "presente" para o banco. Se você não resolver isso agora, daqui alguns meses o valor que o banco "tomará" de você, será bem maior do que os valores atuais.

Pague 100% da próxima fatura de cartão de crédito

O caso que citei acima do banco descontar cada vez mais uma parte maior do seu salário, é igual para o cartão de crédito, mas, com uma taxa bem maior, por isso pagar o mínimo da fatura do cartão de crédito, é o maior erro financeiro que as pessoas podem cometer.

Coloque sua fatura em dia e aprenda a utilizar o cartão de crédito com este artigo:

Cartão de crédito é seu amigo, você é que pisa na bola - E nunca mais tenha problemas com cartão de crédito.

Pague dívidas atrasadas de bens que você pode perder

Se você deve por exemplo, 3 parcelas de financiamento de veículo, você perderá o bem em ação de busca e e apreensão. Já não basta pagar o dobro do valor do veículo, ele desvalorizar dia a dia (no futuro irá valer quase nada comparado ao que você pagou) e ainda não poder mais utilizar o bem entregando-o de bandeja para o banco?

Faça um acordo, coloque as parcelas em dia.

Conselho: Se você tem os três problemas acima, venda o carro. Dê um passo para traz para depois dar muitos passos para frente. Não compensa ficar parado como você está, afinal sua vida não está indo pra frente apenas por você ter um veículo, pense nisso!

O dinheiro não foi suficiente para quitar as dívidas acima?

Em 1º lugar, você deve reduzir seus gastos, ou você vive no padrão de vida que sua renda permita, ou você irá quebrar, sujar o nome, perder bens e ter até problemas de saúde, devido o estresse financeiro.

Em 2º lugar, se você tiver nome limpo, faça um empréstimo com uma boa taxa de juros, não escolha o maior prazo mas faça em um prazo que a parcela caiba no seu orçamento. Se tudo for muito complexo, converse com a equipe da Finanças.VC, a primeira reunião é gratuita, talvez você nem precise nos contratar. Isso não é ótimo?

Pagou tudo acima e sobrou?

Aí você pode gastar com o que quiser ou aproveitar as dicas abaixo que são para quem está de bem com as finanças!

Gastar na Black Friday

Gastar de forma inteligente na Black Friday 2018. Infelizmente os grandes portais da internet todo ano postam dicas clichês de Black Friday, nós preparamos um post especial e definitivo de Black Friday para quem quer manda sempre no dinheiro, e não ser dominado por ele: Aproveite de verdade a Black Friday

Não terá recebido o 13º antes da Black Friday? Você poderá utilizar o cartão de crédito, com disciplina.

Pague o IPVA à vista

O desconto que conseguimos ao pagar o IPVA à vista, vale a pena!

Você pode pensar "mas é tão pouco, mal dá para comprar uma pizza", eu garanto que o que você conseguirá de desconto, é muito maior do que o rendimento da poupança e até mesmo de boas aplicações financeiras, investir o dinheiro do IPVA por 2 ou 3 meses não renderá quase nada. Pegue o IPVA à vista e me chama para comer a pizza =D

Gaste com viagens

Se divertir, descansar o corpo e a mente (principalmente), conhecer lugares bonitos e lembrar da viagem com saudade. Viajar não é tudo de bom?

Está com as finanças em dia, tem dinheiro guardado e a viagem não fará você acabar com sua reserva? Aproveita seu 13º, por mais que eu recomendo guardar sempre uma parte dos nossos ganhos, outra parte deve ser destinada a lazer e realização de sonhos.

Invista em VOCÊ - Estudos

É através dos estudos que você poderá ganha mais dinheiro, se diferenciar no mercado de trabalho e se desenvolver não só profissionalmente, na sua vida como um todo.

Estudo é investimento. É investir parte do nosso dinheiro para no futuro o conhecimento que você adquiriu, abrir portas com pessoas e empresas.

Faça um intercambio, cursos, consultoria (conosco você poderá acelerar sua independência financeira), mentoria, especialização, MBA.... De coração, invista naquilo que você gosta, acredita e vê benefícios que impactara positivamente sua vida.

Investimentos financeiros (aplicações)

Coloque o dinheiro para trabalhar para você, se você não fez seu primeiro investimento, agora é a hora, aqui eu ensino de forma gratuita. É rentabilidade maior que a poupança sem aumentar seu risco: Passo a passo para o primeiro investimento

Só não esqueça de escolher o prazo ideal de acordo com o objetivo que você quer alcançar, não invista por investir, invista para ter um bom retorno e depois utilizar o dinheiro com seus objetivos, aplicação financeiro é um meio para que você alcance algo.

Dúvidas sobre sair das dívidas e investimentos é só entrar em contato conosco.

Um forte abraço - Cleiton Vicente

Imagens: Pixabay

O que fazer com o 13º salário

Como gastar o 13º salário

Dicas sobre o 13º

Décimo terceiro salário 2018

Investir o 13º

bottom of page