top of page
  • Foto do escritorCleiton Vicente

Empresas melhoram seus resultados com educação financeira para colaboradores

Atualizado: 14 de abr. de 2019


Queda de produção, departamentos com excesso de funcionários e péssimo ambiente corporativo. Você sabia que colaboradores que possuem problemas financeiros contribuem em boa parte com estes problemas?

Estes problemas e muitos outros foram comprovados através de pesquisas. Pelo lado positivo, também foi comprovado que empresas que investem em educação financeira conseguem muitos resultados positivos inclusive em redução de custos.

Aumentar a qualidade de vida dos colaboradores e ao mesmo tempo melhorar os resultados corporativos, é possível através da Educação Financeira.


Educação financeira para funcionários

1 em cada 5 empregados diz que problemas financeiros têm causado distração no trabalho e 97% dos profissionais usam horas de trabalho para resolver questões financeiras - PWC.

42% dos trabalhadores com altos níveis de preocupação financeira, demonstram desatenção e baixa produtividade e 22% alegaram perder a paciência com os colegas de trabalho mais facilmente - CNDL e SPC Brasil.

Colaboradores endividados chegam a perder, em média, uma hora por dia para resolver problemas pessoais - Blue Numbers.

Apenas problemas produtivos?

Infelizmente não... Devido os colaboradores estarem em situação financeira ruim, não investem em qualificação e desenvolvimento profissional, adquirem problemas emocionais e perdem qualidade de vida.

Pontos negativos para as empresas:

  • Colaboradores dependentes de reajustes, bônus, 13º e adiantamentos;

  • Queda de produtividade;

  • Fraudes;

  • Faltas;

  • Absentismo;

  • Desmotivação;

  • Turnover.

Aumente dos gastos

Os problemas financeiros dos colaboradores refletem nas empresas, que também passam a gastar mais e até mesmo entrar em dívidas:

  • Antecipação de benefícios - Empresas deixam de realizar investimentos ou precisam de empréstimos para cobrir o caixa;

  • Aumento do quadro de colaboradores devido a produtividade ruim;

  • Fraudes e desvio de recursos;

  • Turnover - Aumento de gastos com multas rescisórias e novo processo de seleção.

Clima ruim e pressões = Desmotivação

RH desmotivado e com muito trabalho operacional devido pressões por reajustes e adiantamentos, área financeira sem previsibilidade de fluxo de caixa e colaboradores desmotivados devido a preocupação excessiva com suas finanças.

Por se tornar um ambiente ruim de trabalho, empresas acabam perdendo seus talentos.

Solução? Educação financeira

Colaboradores com a vida financeira equilibrada mantem o foco no seu trabalho, acabam investindo em conhecimento para assumir novas atividades e aumentam sua qualidade de vida como um todo.

Empresas aliviam pressões no RH e na área financeira, redução de fraudes, Turnover, Absenteísmo e custos, de quebra sobe no ranking das melhores empresas para se trabalhar devido investir na qualidade de vida deles com mais um benefício.

Sem contar a contribuição para o desenvolvimento da Educação Financeira no Brasil.

O ROI de um programa de Educação Financeira no ambiente de trabalho pode chegar a três dólares para cada dólar investido - PFEEF.

Pessoas endividadas infelizmente acabam não investindo em um Educador Financeiro de forma individual por falta de recursos, é aí que entram as empresas, muitas delas estão implantando um programa de Educação Financeira pois identificaram melhorias e vantagens para todos.

Programas apenas de palestras ou EAD trazem resultados baixos

Apesar da tecnologia auxiliar muito, colaboradores demonstram maior interesse frequentando aulas presenciais (individual ou em grupo), consultoria personalizada e palestras. O ensino online e por meio de mídias sociais, embora citado, não está na lista de preferências dos empregados conforme pesquisa realizada pela consultoria Nexialistas.

Palestras gratuitas nas empresas

Um texto é pouco para que uma empresa entenda a importância de um programa de Educação Financeira e também identifique os possíveis resultados com o projeto. Pensando nisso oferecemos as empresas dois tipos de palestras gratuitas:

1. Ao RH e líderes de outras áreas se necessário.

2. Para todos os colaboradores para que entendam a importância da Educação Financeira em suas vidas.

Abaixo os contatos para agendamento conforme sua preferência.

E-mail: Financas.vc@gmail.com

Whatsapp ou telefone: (11) 9.9861-1719 ou click aqui.

Você é funcionário? Apresente este texto ao RH. Caso não haja interesse por parte deles, entre em contato para que possamos fazer Educação Financeira personalizada para você!

Um forte abraço - Cleiton Vicente

Imagens: Pixabay

Educação financeira para empresas

Palestra sobre educação financeira

Funcionários com dívidas

Educação Financeira empresarial

Educação financeira para colaboradores

Curso de educação financeira

Planejamento financeiro

Educação financeira

bottom of page