Queda de produção, departamentos com excesso de funcionários e péssimo ambiente corporativo. Você sabia que colaboradores que possuem problemas financeiros contribuem em boa parte com estes problemas?
Estes problemas e muitos outros foram comprovados através de pesquisas. Pelo lado positivo, também foi comprovado que empresas que investem em educação financeira conseguem muitos resultados positivos inclusive em redução de custos.
Aumentar a qualidade de vida dos colaboradores e ao mesmo tempo melhorar os resultados corporativos, é possível através da Educação Financeira.
1 em cada 5 empregados diz que problemas financeiros têm causado distração no trabalho e 97% dos profissionais usam horas de trabalho para resolver questões financeiras - PWC.
42% dos trabalhadores com altos níveis de preocupação financeira, demonstram desatenção e baixa produtividade e 22% alegaram perder a paciência com os colegas de trabalho mais facilmente - CNDL e SPC Brasil.
Colaboradores endividados chegam a perder, em média, uma hora por dia para resolver problemas pessoais - Blue Numbers.
Apenas problemas produtivos?
Infelizmente não... Devido os colaboradores estarem em situação financeira ruim, não investem em qualificação e desenvolvimento profissional, adquirem problemas emocionais e perdem qualidade de vida.
Pontos negativos para as empresas:
Colaboradores dependentes de reajustes, bônus, 13º e adiantamentos;
Queda de produtividade;
Fraudes;
Faltas;
Absentismo;
Desmotivação;
Turnover.
Aumente dos gastos
Os problemas financeiros dos colaboradores refletem nas empresas, que também passam a gastar mais e até mesmo entrar em dívidas:
Antecipação de benefícios - Empresas deixam de realizar investimentos ou precisam de empréstimos para cobrir o caixa;
Aumento do quadro de colaboradores devido a produtividade ruim;
Fraudes e desvio de recursos;
Turnover - Aumento de gastos com multas rescisórias e novo processo de seleção.
Clima ruim e pressões = Desmotivação
RH desmotivado e com muito trabalho operacional devido pressões por reajustes e adiantamentos, área financeira sem previsibilidade de fluxo de caixa e colaboradores desmotivados devido a preocupação excessiva com suas finanças.
Por se tornar um ambiente ruim de trabalho, empresas acabam perdendo seus talentos.
Solução? Educação financeira
Colaboradores com a vida financeira equilibrada mantem o foco no seu trabalho, acabam investindo em conhecimento para assumir novas atividades e aumentam sua qualidade de vida como um todo.
Empresas aliviam pressões no RH e na área financeira, redução de fraudes, Turnover, Absenteísmo e custos, de quebra sobe no ranking das melhores empresas para se trabalhar devido investir na qualidade de vida deles com mais um benefício.
Sem contar a contribuição para o desenvolvimento da Educação Financeira no Brasil.
O ROI de um programa de Educação Financeira no ambiente de trabalho pode chegar a três dólares para cada dólar investido - PFEEF.
Pessoas endividadas infelizmente acabam não investindo em um Educador Financeiro de forma individual por falta de recursos, é aí que entram as empresas, muitas delas estão implantando um programa de Educação Financeira pois identificaram melhorias e vantagens para todos.
Programas apenas de palestras ou EAD trazem resultados baixos
Apesar da tecnologia auxiliar muito, colaboradores demonstram maior interesse frequentando aulas presenciais (individual ou em grupo), consultoria personalizada e palestras. O ensino online e por meio de mídias sociais, embora citado, não está na lista de preferências dos empregados conforme pesquisa realizada pela consultoria Nexialistas.
Palestras gratuitas nas empresas
Um texto é pouco para que uma empresa entenda a importância de um programa de Educação Financeira e também identifique os possíveis resultados com o projeto. Pensando nisso oferecemos as empresas dois tipos de palestras gratuitas:
1. Ao RH e líderes de outras áreas se necessário.
2. Para todos os colaboradores para que entendam a importância da Educação Financeira em suas vidas.
Abaixo os contatos para agendamento conforme sua preferência.
E-mail: Financas.vc@gmail.com
Whatsapp ou telefone: (11) 9.9861-1719 ou click aqui.
Você é funcionário? Apresente este texto ao RH. Caso não haja interesse por parte deles, entre em contato para que possamos fazer Educação Financeira personalizada para você!
Um forte abraço - Cleiton Vicente
Imagens: Pixabay
Educação financeira para empresas
Palestra sobre educação financeira
Funcionários com dívidas
Educação Financeira empresarial
Educação financeira para colaboradores
Curso de educação financeira
Planejamento financeiro
Educação financeira
#EducaçãoFinanceiraEmpresarial #EducaçãoFinanceira #Educaçãofinanceiracorporativa #Educaçãofinanceiranasempresas #Educaçãofinanceiraparafuncionários #Comprar #Compras #Consumista #Dicas #Dinheiro #Dívidas #Economia #Economizar #Empréstimo #Fimdeano #Finanças #Finanças2019 #FinançasPessoais #Foco #Gastoconsciente #Gastos #Inadimplência #Investidor #Investimento #Investir #Meunegócio #MinhasFinanças #negócios #Poupança #Poupar #Qualidadedevida #Quitardívida #Riqueza #Sairdasdividas