top of page
  • Foto do escritorCleiton Vicente

O que não vale a pena economizar - Você está se dando mal


Evitar desperdícios, economizar, pesquisar preços, negociar para fazer bons negócios e ter dinheiro sempre. Aqui está cheio de dicas diferentes do que você encontra pela Internet, mas, como saber se não estou exagerando ou errando nas economias?

O exagero nas economias causa o efeito reverso: Você gasta mais e economiza menos do que você acha! Não estou falando de comprar produtos de má qualidade por baixos preços.


Economia que não vale

Pessoas bem-sucedidas e que não nasceram em berço de ouro, conquistaram a liberdade financeira evitando os erros abaixo.

Importante: Você acompanha dicas e vídeos de finanças e já coloca o aprendizado em prática? Pegue um dia para analisar tudo o que você vem fazendo, identifique erros e novas medidas a serem tomadas. Replanejamento é muito importante.

Economias que ocupam muito o seu tempo

Exemplo simples: Comprar em diversos mercados.

Não importa se você não tem custo com combustível, o tempo que você perde para economizar alguns reais pode ser menor do que o valor da sua hora trabalhada e da hora que você deixa de investir em você...

Na sua saúde para ter longevidade - Se você adoecer cheio de dinheiro no bolso, curtirá o que com essa grana? Pratique atividades físicas ou esportes que você curta. Viver com dinheiro é bom, mas viver é melhor.

Em conhecimento - Para inclusive GANHAR MAIS DINHEIRO. Investir tempo e dinheiro em cursos e livros fará você uma pessoa mais qualificada para determinados assuntos, abrindo novas oportunidades de negócios.

Tentar levar vantagem em tudo

Pechinchar e negociar descontos é fundamental, mas não em tudo. Pedir desconto para a pessoa que vende água ou amendoim no semáforo por exemplo, é sacanagem. Cuidado para não virar uma pessoa mesquinha levando vantagem em tudo.

Abra o olho: Se você vive correndo atrás de centavos, você ganhará centavos.

Neste caso que utilizamos de exemplo, encher a garrafinha de água em casa e ter um alimento no carro para não pagar mais caro na rua é muito mais inteligente, isso sim são economias verdadeiras.

Não ter Plano de saúde e seguro de automóvel ou usá-los sem sentido

Não recomendo aos meus clientes:

1. Deixar de pagar mensalidade de plano de saúde para gastar de forma particular.

2. Não ter seguro de automóvel esperando que a polícia encontre seu carro ou que você nunca será roubado.

No caso do plano de saúde, além dos usos pontuais serem mais caros, se você precisar de uma UTI em um hospital particular, você irá a falência. Um único dia na UTI, você gastará mais que um ano de mensalidade de plano de saúde.

Repetir exames a cada três meses ou chamar o seguro para tudo somente "porque estou pagando" é um ato mesquinho e você pagará mais caro nas renovações anuais. Hoje em dia tudo é controlado, é fácil descobrir os clientes "dores de cabeça".

Vender férias ou não ter dias de lazer

O stress devido à falta de descanso ou descontração te deixará doente e você gastará com remédios e tratamentos. Cadê a economia disto?

Não fazer as coisas que você ama, não realizar seus sonhos e não se desligar da rotina diária por causa de dinheiro, não vale a pena. Você deve encarar dinheiro como um meio para alcançar seus objetivos, e não encarar como um objetivo final.

Você precisa se equilibrar em todos os sentidos, ter uma conta cheia de dinheiro, mas sem prazeres não faz ninguém feliz. Você deve controlar o dinheiro, economizar, buscar melhor remuneração e investir, mas uma parte do orçamento e do seu tempo, devem ser destinados para sua qualidade de vida. Não seja o homem mais rico do cemitério.

Não fazer manutenção no carro

Andar com o carro até ele quebrar fará com que você perca tempo parado no mecânico e gaste mais, pois muitas peças quando estão gastas e não são trocadas a tempo, acabam prejudicando outras peças que não precisariam serem trocadas.

"Se eu for no mecânico sem precisar serei enganado".

Pesquise um profissional de confiança (pegue indicações) para que você não seja enganado e acabe trocando peças desnecessárias. Ficar sem manutenção é um gasto desnecessário.

Pacote anual de academia

Mesmo para você que é rato de academia, conheço pessoas que eram super ativas tiveram que viajar a trabalho e acabaram pagando 4 meses de academia à toa.

Sem contar que muitas vezes queremos mudar de academia ou o tipo da atividade física e frequentar um ambiente sem vontade apenas porque "pagou mais barato" em um pacote é pior do que gastar um pouco mais em algo que você frequente e tenha vontade em frequentar.

Pagar barato em coisas que não serão usadas

Principalmente roupas que não saem do guarda-roupas e alimentos que vão para o lixo.

É melhor pagar R$ 50,00 em um produto que você irá utilizar ou consumir do que pagar R$ 30,00 em um que você terá que doar ou jogar fora. Isso é muito lógico, mas as pessoas pelo hábito de comprar "porque está barato" cometem um grande erro.

Compre somente o que você precisa, claro que pagar um bom preço por isso é melhor ainda. Só tome cuidado com o consumismo, tenha planejamento sempre.

Se você tem um amigo "mão de vaca" que não curte a vida e que só pensa em economizar, compartilhe este texto com ele. Se ele não acordar com este texto, através da nossa consultoria ele quebrará essas crenças.

Mas acima de tudo, o texto foi para você... Não precisa viver a vida em único dia, mas também não precisa deixar tudo para o final, você tem que ter recompensas, inclusive elas que te motivam no dia a dia.

Um forte abraço - Cleiton Vicente!

Fotos: Pixabay

O barato sai caro

Não vale a pena economizar

Cortar gastos

Reduzir despesas

Economizar

Poupar ou aproveitar a vida

O barato sai caro

bottom of page