• Cleiton Vicente

Não consigo guardar dinheiro! Como mudar sem ser "pão duro"?


"Guardar dinheiro? E se eu morrer amanhã?"

Eu como Educador Financeiro respondo: "E se você não morrer? Seus pais são imortais? Desemprego pode acontecer com todos menos com você?"

Infelizmente existem muitas pessoas que não ganham mal mas não guardam dinheiro, nunca guardaram e se guardaram por algum período gastaram tudo de uma vez.

É possível curtir a vida e guardar dinheiro ao mesmo tempo? Sim! Veja como guardar dinheiro para emergências, sonhos e oportunidades.


Existem muitas pessoas que não guardam dinheiro por acharem que só "o hoje" vale a pena, por desleixo ou falta de atitude. Mas, se surgem imprevistos acabam se endividando e quando se aposentam, falta dinheiro para um momento essencial.

Abaixo dicas precisas para que você tenha dinheiro sempre, e não apenas quando ocorrem os recebimentos:

Separe um valor NO DIA que você recebe

Esse papo de guardar o que sobrou no fim do mês não dá certo!

O correto é determinar um valor (Não sabe quanto? Abaixo a dica valiosa) com base no seu orçamento, despesas essenciais e objetivos, e retirar de sua conta corrente no dia em que você recebe seu salário.

Deixar o dinheiro na conta parado com medo de surgir algo é uma furada, pode ter certeza que surgirá algo, você arrumará um jeito de gastar tudo ou parte do dinheiro que você pouparia. Não se sabote por pequenas coisas, tenha foco!

Para começar, envie o dinheiro até mesmo para a poupança. Dar os primeiros passos e adquirir o hábito de poupar é o primordial, investimentos melhores vem com o tempo.

Faça "sobrar" dinheiro

Gastar tudo ou mais do que você ganha, uma hora fará você quebrar, até jogadores de futebol que ganham muito mas não possuem Educação Financeira vão a falência.

O básico: Corte gastos supérfluos, negocie / reduza tarifas com serviços de Tv a cabo e telefonia, saia do cheque especial e pague o cartão de crédito integralmente e em dia.

Defina limites para lazer, restaurantes e roupas. Recomendo que você controle seus gastos em um orçamento, será mais fácil identificar os exageros e corrigi-los.

Baixe gratuitamente: Planilha de orçamento simplificada

Você que fracassou em controlar o orçamento por planilha, tenta reduzir os gastos e não consegue, começa a melhorar e se perde? Recomendo que invista em sua Educação Financeira.

Nosso foco não é o "jabá" mas neste caso você precisa de algo personalizado. Entre em Contato, agende um encontro gratuito e sem compromisso e descubra quantas possibilidades temos para lhe oferecer: Contato Finanças.VC

Quanto guardar por mês

Comece com pouco, pode ser R$ 50,00 ou R$ 100,00 por mês, escolha um valor que você consiga manter guardado, não adianta começar com muito e retirar na semana seguinte.

Depois de algumas vezes que você guardar, você se animará com o total acumulado e o dinheiro rendendo (trabalhando para você), diante desta animação você aumentará a quantia mensal, logo chegará mais rápido em seu objetivo.

Quando você tiver bem disciplinado, poderá seguir a lógica abaixo:


Para guardar 40% ou mais, ou você ganha muita grana, ou você precisa refletir se esta curtindo a vida, se você tem lazer e faz as coisas que gosta, enfim, dinheiro tem que ser um meio, e não o fim.

Tenha um objetivo

Guardar por guardar fará você perder o foco e a motivação. Guarde para alcançar um objetivo. Onde você quer chegar?

Quitar o financiamento da casa? Trocar de carro? Viagem dos sonhos?

Todo o dinheiro que você poupar, uma hora será utilizado para a realização de um sonho, ninguém quer poupar para apenas olhar para o dinheiro acumulado.

Por isso defina seu objetivo, tenha comprometimento e disciplina para realiza-lo de forma inteligente, pagando menos e não realizando de qualquer jeito através de financiamentos e empréstimos pois ambos envolvem juros e você gasta muito mais.

Onde investir o dinheiro guardado?

Após ter aprendido e praticado o ato de poupar, recomendo você ler o artigo abaixo, afinal a Poupança serve para começar assim como a rodinha também serve de apoio e segurança quando começamos a andar de bicicleta. Faça seu dinheiro se multiplicar ainda mais (a magica dos juros compostos):

Meu Primeiro investimento

Você que estava com medo de virar um pão duro ou um mão de vaca, o que achou?

Falei em algum momento em não curtir? Curta a vida, mas não faça só isso, pare de pagar juros e tenha dinheiro para comprar á vista e com desconto e deixe o dinheiro trabalhar para você!

Um grande abraço - Cleiton Vicente

Fotos: Pixabay

Como economizar dinheiro

Como guardar dinheiro

Como economizar

Como poupar

Quanto devo guardar

Economizar sem ser mão de vaca

#Aposentadoria #Cartãodecrédito #Comprar #Compras #Consumista #Dicas #Dinheiro #Dívidas #Economia #Economizar #EducaçãoFinanceira #Finanças #FinançasPessoais #Gastoconsciente #Gastos #Investir #MinhasFinanças #Poupança #Poupar #Qualidadedevida #Quitardívida #Riqueza #Sairdasdividas #TesouroDireto #Ganhardinheiro

Site personalizado por: