top of page
  • Foto do escritorCleiton Vicente

Cuidar do seu negócio sem o mínimo de Educação Financeira?


Se você tem problemas com finanças pessoais, muitíssimo provável que você tem ou terá problemas com as finanças do seu negócio.

Que tal mudar sua vida financeira adquirindo segurança, crescimento e novas conquistas?

Veja como administrar suas receitas, dívidas, contas, pagamentos, enfim, as suas finanças e as do seu negócio.


Finanças para empresas

Importante, engana-se quem pensa que finanças pessoais não tem nada a ver com finanças corporativas ou empresarial, inclusive as dicas abaixo são benéficas para finanças pessoais e do seu negócio.

Controle o consumo

Querer tudo ao mesmo tempo e o ânimo exagerado, resultam sempre em dívidas.

É normal querermos o do bom e do melhor seja em casa ou na nossa empresa mas, se você está com o orçamento apertado, é hora de frear o consumo, foco na mudança comportamental!

Conheço histórias de pessoas que escolheram reformar a sala e gostaram tanto do resultado que decidiram reformar o banheiro logo na sequência e se endividaram.

Buscamos o que é bonito e bem feito, mas será que não é mais vantajoso quitarmos algumas dívidas e entrar novos recursos (salário ou receitas) para depois gastarmos novamente?

Se o problema do consumo é status, deixo essa reflexão para você:


Status, dinheiro e finanças

Orçamento mensal

Se assustar com as contas no final do mês ou manter o orçamento atualizado e tomar ações antecipadas para não passar por apuros financeiros?

Pessoa ou empresa que se presa possui e mantém um orçamento mensal atualizado, lançando as receitas do mês e as receitas futuras e os meses que começam e terminam determinada dívida.

Dessa forma é possível identificar onde gastamos o dinheiro, se o maior gasto é com alimentação, transporte, imóvel, investimentos, entre outros, para reduzirmos o total gasto em determinada categoria para que as contas sempre estejam no azul.

Controle de entradas e saídas e Fluxo de caixa

Esquecer de pagar contas, não saber de quem você recebeu (vai cobrar quem?) e desordem das entradas e saídas (contas vencerem primeiro do que os recebimentos), resultam em pagamento de juros, perdas não identificadas e gastos desnecessários.

Para uma boa saúde financeira, precisamos negociar e alterar vencimentos de contas e possuirmos reserva financeira, o famoso "Capital de giro", para que as contas não fiquem descobertas e as contas sejam pagas em dia.

Pesquisar e Negociar diariamente. Para o resto da vida

Três pilares básicos: Pesquisar preços, fazer orçamentos e aproveitar os períodos de oportunidade. Vantagens: gastar menos, utilizar a diferença que foi economizada para investir, aumentar qualidade de vida ou ter maior lucratividade nos negócios.

Seguir os três pilares acima e estar com um planejamento financeiro bem elaborado (se você tem dificuldade entre em contato) para realizar compras á vista com desconto, a economia será ainda maior.

Tenha sempre uma reserva financeira

Para as finanças pessoais: Reserva de emergência (6 meses das suas despesas), para que você passe por possíveis períodos conturbados, exemplo: desemprego e imprevistos altos como a franquia do seguro, e não ter que recorrer a juros altíssimos de cheque especial e cartão de crédito.

Para as finanças da empresa: Reserva para capital de giro (conforme mencionamos) e reserva para o começo do negócio (espero que não, mas é provável que no começo dê prejuízo). Quando o negócio estiver estabilizado, reserve para períodos de baixas.

Nós realizamos planejamento financeiro para pessoas e negócios mas, se você não possui recursos para algo tão personalizado no momento, estas dicas já ajudarão bastante!!!

Não deixe de nos seguir nas redes sociais:

Instagram - financas.vc

Facebook - finvc

Abraços - Cleiton Vicente!

Fotos: Pixabay

Como administrar o dinheiro de uma pequena empresa

Como fazer a parte financeira de uma empresa?

Como organizar as finanças da sua empresa?

Como melhorar as finanças de uma empresa?

Finanças para pequenas e médias empresas

Como administrar uma empresa mei

Como organizar um comercio pequeno

bottom of page