top of page
  • Foto do escritorCleiton Vicente

Férias divertidas gastando pouco. 5 Dicas de um Educador Financeiro


Se você não conseguiu programar a viagem que sonhou devido problemas financeiros ou por falta de planejamento, fique tranquilo, já passei por isso e garanto que foi possível me divertir, inclusive me preparar para viajar nas férias seguintes.

É possível aproveitar as férias com pouco dinheiro e não importa se você tem filhos ou não. Abaixo uma lista de atividades para você curtir sem gastar muito.


Férias gastando pouco

A última dica é essencial para quem vai fazer diferente nas próximas férias. Mas antes, aproveite as quatro primeiras:

1. Viagem para lugares próximos

Só de não comprar passagens aéreas (ainda mais se for em alta temporada), já é uma baita economia. Sem contar o tempo que perdemos em aeroporto, cada hora das férias valem ouro.

Locais com até 200 km de distância você acaba gastando pouco com gasolina e pedágio, sem contar que ter o carro disponível para passeios, obtemos comodidade e deixamos de gastar com agências. Economizou no transporte? Pesquise bastante hotéis e passeios.

Não tem carro? Os ônibus de viagem melhoraram muito, atualmente possuem poltronas confortáveis e ar condicionado. Não é feio viajar de ônibus, feio é não viajar por puro preconceito.

2. Férias sem viagem - Dentro ou fora de casa

Duas opções fora de casa:

  1. Sesc, Fiesp, CCBB, Itaú Cultural, entre outros: Shows, teatros, exposição, atividades físicas gratuitas e de qualidade. Eu particularmente aproveito bastante das unidades do Sesc, os eventos são bem organizados, espaços limpos e bom público (bem frequentando).

  2. Cidade vizinha: Passar um dia naquela cidade tão próxima que não dá para considerar como viagem. Quem mora em São Paulo pode ir ao Roteiro do Vinho em São Roque.

Duas opções dentro de casa:

  1. Com a galera: Fazer churrasco, assistir séries, pedir pizza, tomar uns drinks, jogar vídeo game ou tabuleiro... há bastante opções.

  2. Sozinho: Ler, fazer cursos, organizar a casa, resolver as pendências e o meu favorito: Cuidar das Finanças.

3. Esporte e/ou Atividade física - Relaxar a mente e ter saúde

ALERTA:

Coloque sua saúde em dia, afinal você quer estar vivo (e bem) nas próximas férias

Jogar futebol, se divertir, queimar calorias e no final aquela cervejinha (volta calorias rsrs)?

Fazer caminhada ou corrida no parque é caro? Você precisa basicamente de um calçado e uma roupa confortável.

Além de saúde e bem-estar. Esporte faz bem para a mente, você relaxa, reflete sobre suas atitudes e pensa na sua vida como um tudo. Talvez daí nasça um planejamento financeiro =D

4. Com crianças

A grana está curta mas deixar os filhos apenas no celular e jogando vídeo game? Dinheiro não é o problema...

Há muitos passeios gratuitos que são mais saudáveis, divertidos e mantem as interações familiares. Aproveite os parques da sua cidade, muitos possuem brinquedos. Para a alimentação, façam um piquenique, que é econômico e divertido.

Os locais citados acima possuem atividades gratuitas para crianças.

5. Planejar as próximas férias (garanto que é animador e divertido)

Defina o destino e comece:

Pesquise preços de passagens, hotéis, busque referências de restaurantes e seus preços (TripAdvisor é uma boa fonte), preço de passeios e tudo que você costuma consumir.

Colocou no orçamento mensal e a conta fechou? Ou seja, pagará tudo sem comprometer outras contas? Aproveite, viajar é um investimento!

Leia nosso post sobre: Dicas para viajar gastando menos

Conta não fechou? Mude o destino sem dó, nada de se endividar e na volta da viagem ter que viver de empréstimo ou de calote ... Escolha um destino mais em conta e faça as mesmas cotações até que caibam em seu orçamento e em seu padrão de vida.

Boas férias - Cleiton Vicente

Fotos: Pixabay

Férias com pouco dinheiro

Lugares para gastar pouco em São Paulo

Férias baratas

Férias sem viajar

Dicas de férias

bottom of page