• Cleiton Vicente

Dicas e vantagens financeiras de fim de ano


Oportunidades e recomendações sobre despesas do período, promoções, investimentos e planejamento dos próximos meses. Veja como se dar bem no fim do ano!


Suas promessas e expectativas financeiras da virada do ano estão se confirmando? Veja como realizar seus objetivos e metas e não carregar pendências para 2019, não ache que é exagero, o tempo voa.

Qual seu próximo passo? Sair das dívidas, realizar conquistas ou investir melhor?

As dicas abaixo irão te ajudar mas, primeiro você deve identificar quanto custam seus objetivos, os prazos e o quanto você está comprometido para alcança-los. As variáveis impactam, mas, você é o principal responsável, atitude e disciplina vem de você.

Despesas

As despesas do 2º semestre são mais prazerosas do que as do 1º semestre, afinal festas de fim de ano, viagens, dia das crianças, compras na Black Friday e férias para alguns, acabam trazendo mais satisfação do que pagar impostos.

Mas quando não há planejamento e a empolgação é só em se divertir, as finanças viram uma bagunça, é aí que muitos entram em dívidas, deixam de realizar sonhos ou pagam mais caros por eles (com juros), então mantenha a cabeça no lugar, se divirta mas com o pé no chão. Mais sobre planejamento abaixo.

O segredo para não se enrolar é poupar sempre, 10% do salário é o mínimo se você pretende ter qualidade de vida, comprar à vista com desconto e não ser dependente de cartão de crédito e bancos.

Aumento de renda

13º salário e restituição do imposto de renda ajudam, são sempre bem-vindos como qualquer renda extra.

Está endividado? Recomendo que você pague dívidas que aumentam conforme os juros, como o uso do cheque especial ou pendências dos cartões de crédito.

Não tem dívidas? Guarde boa parte desse dinheiro para as despesas do início de 2019, como os impostos e rematrículas conforme já citamos, vale a pena pagar o IPVA à vista devido o desconto, o ganho é melhor do que a maioria das aplicações financeiras.

Investimentos - Dois tipos

1º Investir em você

Boas opções para melhorar sua remuneração, são especializações e um possível intercâmbio, apenas citando dois exemplos, você se tornará mais qualificado, obterá experiência internacional (no caso do intercâmbio).

Investir em Educação Financeira e cursos de investimentos para dominar suas finanças e fazer seu dinheiro crescer. Muitas pessoas contratam Personal Trainer para atingir resultados de forma rápida e personalizada, assim como o trabalho do Educador Financeiro é semelhante.

Aproveite e agende um Encontro Gratuito com a Finanças.VC e mude seu patamar financeiro.

"Investir em conhecimento rende sempre os melhores juros." - Benjamin Franklin

2º Aplicações Financeiras

Ano de eleição presidencial os investimentos ficam mais voláteis, aquele sobe e desce danado. Inflação está controlada, mas falando de Brasil estabilidade não existe.

Mas então, onde investir meu dinheiro?

Se você no máximo investiu na Poupança e nunca fez uma aplicação de verdade, click aqui e faça seu 1º Investimento. Independente do cenário atual do Brasil, o 1º investimento não muda. Esse artigo também ajuda: Ações não são para iniciantes.

Já investe? Devido o cenário atual, investir em títulos atrelados ao IPCA, são mais seguros, dependendo do presidente eleito, a inflação irá disparar. Mas lembra-se dos prazos.

Planejamento Financeiro

No início do texto eu perguntei qual é seu próximo passo. Agora eu pergunto, quais são seus passos seguintes? Após o primeiro, onde você quer ir? Viajar? Guardar dinheiro para aposentadoria?

Após a definição, coloque o valor deste plano dentro do seu orçamento financeiro, identifique quanto falta para poupar e quanto será necessário guardar por mês.

Monitore seus gastos, mantenha o orçamento atualizado, poupe sempre, não compre por impulso, mas também não vire um mão de vaca, tenha equilíbrio.

Um forte abraço - Cleiton Vicente!

Fotos: Pixabay

Como sair das dividas

Como organizar as contas

Como organizar as finanças

sair do vermelho

Começar o ano sem divida

Começar a guardar dinheiro

Tendencias 2019

#Finanças2019 #13ºSalário #Cartãodecrédito #Casamento #Comprar #Compras #Dicas #Dinheiro #Dívidas #Economia #Economizar #EducaçãoFinanceira #Empréstimo #Filhos #Fimdeano #Finanças #FinançasPessoais #Foco #Futuro #Férias #Ganhardinheiro #Gastoconsciente #Gastos #Impostoderenda #Inadimplência #MinhasFinanças #Parcelar #Poupança #Poupar #Promessadeanonovo #Promessadefimdeano #Promoção #Qualidadedevida #Quitardívida #Riqueza #Sairdasdividas #Viagem #Viajar

Site personalizado por: