• Cleiton Vicente

Seu filho seguirá mais seu exemplo do que seu conselho sobre dinheiro


Dê exemplos, ou você quer que seu filho tenha hábitos de endividado, seja dependente do cartão de crédito e cometa outros erros financeiros?

Estudos comprovam que os filhos adquirem hábitos dos pais se tratando de dinheiro. Veja como melhorar seus hábitos, melhorar a qualidade de vida da sua família, preparar seu filho para a vida financeira e saber lidar com o dinheiro.


Proporcionar qualidade de vida a sua família e viver cheio de dívidas, ou proporcionar MAIS qualidade de vida e ainda ter investimentos rentáveis?

1. Não cometa mais estes erros

Você sabia que filhos que escutam frases dos pais como "dinheiro não presta". Ao recebem o salário, costumam gastar tudo de uma só vez, querendo se livrar o quanto antes do dinheiro pois aprenderam que é algo ruim?

O livro "Os Segredos da mente milionária" de T. Harv Eker, comprovou através de estudos e pesquisas que jovens se tornam compulsivos com exemplos das frases: "dinheiro não presta", "vou gastar, não sei se estarei vivo amanhã".

Ficou claro que pais ensinam filhos erroneamente através da fala errada, afinal não é porque algumas pessoas se tornam corruptas e egoístas que o dinheiro passa a não prestar e por não saberem lidar com o dinheiro (atrasam contas por exemplo).

Dinheiro é importante e precisamos dele para darmos uma boa base aos nossos filhos e bens materiais de qualidade.

Educação Financeira não se aprende na escola (poucas ensinam) ou na faculdade. Educadores Financeiros como eu, têm esse desafio de ensinar adultos e crianças com atendimentos particulares e personalizados ou através de conteúdos como este.

2. Seja um bom exemplo: Tenha suas finanças em dia (não precisa ser rico para isso)

Gastar sem planejamento geram alegrias momentâneas, muitos momentos de preocupação para pagar as contas, empréstimos e dívidas que no final reduzem a qualidade de vida de todos.

Manter finanças em dia através de empréstimos ou dívidas com cartões de crédito, reduz seu poder de aquisição e ainda trás exemplos ruins aos seus filhos, que podem não saber a realidade na infância, mas, quando crescerem poderão adotar o mal hábito de que "é só fazer um empréstimo que conseguirei comprar".

Tenha um orçamento atualizado, defina limites para gastos, corte o supérfluo, reduza as despesas, evite desperdícios e fuja do status.

Não sabe como colocar as finanças em dia? Duas maneiras:

Grátis: Diversas posts em nosso site. Facebook e Instagram disponibilizamos em média 3 publicações por semana.

Personalizado: Agende um encontro gratuito e sem compromisso e descubra as soluções que temos para você: Contato Finanças.VC ... Encontros presenciais!

3. Não esconda a verdade

Seja sincero com seu cônjuge e filhos e diga não quando necessário. O "não" ensina e no final ele se torna um "sim" para o consumo consciente, para o amadurecimento e entendimento de que não podemos ter tudo ao mesmo tempo.

A sinceridade pode chocar no começo, mas a tendência é que todos se unam para superar as dificuldades e o aprendizado fará que todos evoluam. A partir daí é aprender a poupar, comprar à vista e com desconto, realizar sonhos e novas conquistas sem preocupações e sem descontrole nas finanças.

Não perca a confiança de quem você ama!

4. Fala e ensine sobre dinheiro ao seu filho

Pequenos hábitos como solicitar que seu filho apague a luz de um ambiente que está vazio explicando-o que aquela luz é paga com o dinheiro que vem do trabalho, isso será muito importante para o entendimento de que as coisas não são de graça.

Dê mesada desde cedo, deixe ele pagar as coisas que ele deseja, aprender a receber troco, gastar até acabar e sentir como é ficar sem dinheiro para novas compras. Explique a importância de poupar para ter sempre. Abaixo dicas importantes neste sentido:

Leitura recomenda: Educação Financeira para crianças

Ter as contas em dia, poupar e realizar sonhos sem pagar juros e sem estresse é ótimo, proporciona uma autoestima e mais qualidade de vida (mais dinheiro disponível para você e menos para o banco). Ensinar estes hábitos para quem você ama não tem preço!

"Ao invés de comprar para seu filho as coisas que você nunca teve, ensine-o as coisas que nunca te ensinaram." - Autor desconhecido.

Um forte abraço - Cleiton Vicente

Imagens: Pixabay

Educação financeira para crianças

Educação Financeira infantil

Como ensinar Educação Financeira

Problemas Financeiros

Dia das crianças 2018

#Cartãodecrédito #Casamento #Comprar #Compras #ComeçaraInvestir #Comprasdefimdeano #ComprasdeNatal #Consumista #Criança #Dicas #Dinheiro #Dívidas #Economia #Economizar #EducaçãoFinanceira #Empréstimo #Filhos #Fimdeano #Financiamento #Finanças #Finanças2019 #FinançasPessoais #Foco #Futuro #Férias #Ganhardinheiro #Gastoconsciente #Gastos #Inadimplência #Investidor #Investimento #Investir #MinhasFinanças #Parcelar #Poupança #Poupar #Promoção #Qualidadedevida #Quitardívida #RendaFixa #Riqueza #Sairdasdividas #TesouroDireto #TesouroSelic #Viagem #Viajar

Site personalizado por: