top of page
  • Foto do escritorCleiton Vicente

Planejar o Casamento e começá-lo bem financeiramente


Dinheiro no Casamento: Noivado, cerimônia, festa, lua de mel e, principalmente no dia a dia na vida a dois, o dinheiro estará presente em tudo.

Mesmo para os que apenas pensam em "se juntar", precisarão de dinheiro e de planejamento financeiro no dia a dia.

Vamos juntos planejar e se preparar para esse desafio, porém saindo do óbvio?


Casamento e dinheiro

Quando comecei a escrever este artigo deu um frio na barriga ao lembrar do meu casamento, muitas emoções e muitos gastos também rs.

Conseguimos casar com as contas em dia e sem brigas por causa de dinheiro, com essa experiência positiva e as técnicas que estudei sobre finanças nos últimos anos, decidi compartilhar estas dicas para que você também possa ter uma vida estabilizada:

Tempo é o maior aliado

Noivar, comprar casa, fazer festa, tudo do jeito que sonhou em apenas um ano?

Isso é loucura! Segura a ansiedade, você precisa guardar dinheiro, não adianta casar "da noite para o dia" e se separar da mesma forma, começo de casamento é complicado.

Esperar é chato, mas muitas vezes é necessário. Geralmente morando com nossos pais, é a fase que mais conseguimos economizar e acumular dinheiro, a não ser que você more sozinho, ou seja, responsável principal das despesas da casa.

Portanto, o casal precisa juntar dinheiro, inclusive muitos itens não são possíveis pagar de forma parcelada e pagar à vista e com desconto é o diferencial para você não se endividar.

Noivado

Mais em conta - Uma viagem romântica, aquele restaurante que marcou o relacionamento ou uma pequena festa para os pais e mais íntimos. São as opções que eu mais recomendo, afinal o grande evento ainda está por vir.

Faço questão da festa de noivado - Neste caso para economizar, os noivos podem preparar muitas coisas, como decoração, lembrancinhas e as comidas. Hora boa para os padrinhos ajudarem nas tarefas.

Planejamento Financeiro

Nesta fase em que os gastos aumentam muito, é importante fazer uma planilha dos gastos do casamento, constando os valores a pagar, os meses que começam e terminam determinada conta e quanto cada um vai pagar.

Cada um deve identificar se conseguirá arcar com suas responsabilidades sem entrar em cheque especial, atrasar despesas ou não pagar a fatura total do cartão de crédito. Se possível quem tiver dinheiro sobrando, ajude seu companheiro financeiramente.

Tenham transparência, sinceridade e união. Se um dos dois esconder um problema financeiro e o parceiro descobrir, o casal acabará brigando gerando um stress desnecessário em uma fase que é bem tensa.


Casamento sem dívidas

Um dos dois é enrolado com dinheiro?

Talvez um dos dois venha de uma família que não deu bola para Educação Financeira, o filho começa a crescer e destrói o patrimônio da família, simplesmente porque não aprendeu a ouvir não, gasta sem limites e não poupa, como será o futuro de vocês?

Neste caso é importante investir em educação financeira para salvar o futuro do casamento e a construção do patrimônio de vocês. Entre em contato para uma orientação financeira exclusiva: financas.vc@gmail.com e agende um encontro gratuito.

Comprar casa ou morar de aluguel

Focando no lado financeiro, deixando de lado o sonho da casa própria, atualmente está valendo a pena alugar, a não ser que a compra seja a vista, no qual você conseguiria desconto e de quebra deixaria de pagar os juros do financiamento.

Mas enfim, quando compensa alugar ou comprar imóvel?

A Calculadora inteligente FipeZAP, facilita a melhor escolha, indicando até que valor de aluguel vale a pena alugar um imóvel ou comprar uma casa, veja exemplo:


Alugar ou comprar?

Faça sua simulação: Alugar ou comprar.

Desnecessário ou dispensável

Carro de luxo para levar a noiva ou poder fazer todos os passeios que você sonhou na lua de mel? Respeito quem gosta, mas se o dinheiro não dá para tudo, corte algo.

Citei o exemplo do carro de luxo, porque não é o diferencial, aproveite para economizar nessa hora, algum familiar ou amigo possui um carro grande para não amassar o vestido.

Outros itens que dá para cortar além do carro de luxo sem perder o brilho do seu casamento: Convite caro, cabine fotográfica e animadores.... Sugestões? Comenta aí!

Lista de convidados

Seja firme, não tenha dó, ninguém terá dó de você depois que estiver sem grana ou por você não ter feito coisas que você gostaria.

Aprenda a dizer não, se você ficar com dó de cortar pessoas que você não gosta ou não convive tanto, você desperdiçará uma boa grana. Gaste com vocês, priorize as coisas que vocês mais gostam, o momento é de vocês!

Sem medo! Ou você corta algumas pessoas ou você terá que cortar algumas coisas que pode ser prioridade para você, como a viagem, a casa própria ou ir morar com a pessoa que você ama cheio de dívidas.

Cerimônia e Festa

Mais em conta - Alugar um sítio, casar na praia, no campo ou em Buffet.

Fazer a cerimônia e a festa no mesmo ambiente é sem dúvida mais econômico. Eu optei por alugar um espaço com ambiente de cerimônia e salão de festas. Além da economia, tem a questão da praticidade, pois economizamos também com o tempo de locomoção.

Faço questão da igreja - Com sonho eu não discuto, realize. Mas realize se planejando, poupe, pesquise preços, negocie com fornecedor. Se possível case em um dia que tenha outros casamentos, vocês acabarão dividindo a decoração da igreja com outros noivos.

Lua de mel

Melhor parte em meu ponto de vista rsrs. Na viagem confesso que não economizo muito em passeios e restaurantes. Foi aonde gastei minha maior fatia de lazer dentro do meu orçamento.

Passagens aéreas e hotel, eu pesquiso muito e não abro mão da qualidade. Como fazer?

Esse post é um ótimo guia de viagens. É por isso que viajo muito:

Das opções acima, qual você mais se identificou?

Qual você achou que não faz muito sentido para você?

Você possui dicas para acrescentar neste conteúdo? Envia para gente!

Um ótimo planejamento de casamento para você!

Abraços do Cleiton Vicente. Um cara casado e feliz no casamento =D

Fotos: Pixabay

Como planejar um casamento

Quanto preciso para casar

Casamento e dinheiro

bottom of page