top of page
  • Foto do escritorCleiton Vicente

Ações não são para iniciantes! Dicas para inciar bem e chegar preparado na bolsa


Investir em ações não é ruim, mas começar por este tipo de investimento é ser muito inocente, possibilidade gigantesca de perder dinheiro.

Controle a ansiedade e veja como investir corretamente no início e como se preparar para entrar na bolsa e obter ganhos sustentáveis, irei facilitar sua vida, só não espere virar o Lobo de Wall Street.


Ações - vale a pena ?

Muitas pessoas começam no mundo dos investimentos pela bolsa de valores, achando que vão ganhar milhões de maneira fácil. Após perder muito dinheiro nunca mais querem saber de investimentos.

De quem é a culpa? A culpa é de quem é ansioso e iludido. Para tudo na vida devemos nos preparar, uma fase de cada vez. Ou em sua infância, iniciou seus estudos pela faculdade?

Siga cada passo abaixo e na sequencia. Você chegará preparado para ganhar dinheiro na bolsa:

Passo 1 – Comece pela Renda Fixa

Talvez você pergunte “O que vou aprender com ações na renda fixa?”

Você irá adquirir experiência no mundo dos investimentos, se acostumando com a dinâmica de investir e acompanhar os rendimentos, impostos, liquidez, prazos, resgate, reinvestimento e as mudanças de mercado que impactam nos seus investimentos.

Nesta fase você terá retorno financeiro, já em ações não é uma certeza.

Mesmo investidores experientes em ações possuem investimentos em renda fixa, dinheiro da reserva de emergência, casamento ou compra de imóvel não deverão ser investidos em ações, afinal é um dinheiro que não devemos correr risco (texto importante), precisaremos dele em um determinado período.

Passo 2 – Estude muito sobre ações: Livros, Cursos e acompanhe o mercado financeiro


Estudar para perder o medo de investir

Qual ação comprar?

Hora certa de comprar ou vender?

Análise técnica ou fundamentalista?

Renda variável é mais difícil de operar do que renda fixa, o retorno não é garantido e o acompanhamento é constante (em alguns casos diários). Por isso exige-se muito estudo.

Investir pouco dinheiro: Livros

Recomendo um livro fácil de ler e de enorme aprendizado: O investidor inteligente de Benjamin Graham. Você aprenderá sobre as teorias e as estratégias de investimentos.

Investir um pouco mais: Cursos

Sem dúvidas através de cursos o aprendizado é mais rápido e você tira suas duvidas, mas fazer curso não descarta a leitura de livros e o acompanhamento das notícias do mercado.

Recomendo o curso "O investimento perfeito" do André Bona do blog de valor. Você irá aprender sobre renda fixa, ações, estratégia de investimento, planejamento e muito mais.

Está sem grana? Não é desculpa...

Canais do youtube: Blog de valor (do próprio André Bona), Dinheirama, Me Poupe e do Infomoney, são ótimos, possuem informações gratuitas e úteis.

Mas vale a observação que o aprendizado desta forma é um pouco mais demorado.

ATENÇÃO: Nós da Finanças.VC não temos vínculos com estas pessoas ou empresas destes produtos indicados. Somos independentes e não somos patrocinados.

Passo 3 – Fase de transição: Fundos de investimentos

Uma ótima escolha é entrar na renda variável por fundos de investimento.

Vantagens em investir em fundos de investimento: Investir com pouco dinheiro, diversificação, acesso a diversas ações no qual sozinho você não conseguiria comprar e um especialista em investimentos (o gestor do fundo), cuidado do seu dinheiro.

A parte mais importante para você... Como na renda fixa os investimentos possuem valorização diária e nos fundos há dias de valorização e outros de desvalorização, é nesta hora que você irá se conhecer:

Se na primeira queda você quiser vender tudo ou não dormir, é hora de estudar mais ou não investir em ações. Valorização ou desvalorização nas ações são constantes.

Passo 4 - Agora sim, compre ações

Se você passou por essas etapas, se dedicando, ganhando dinheiro, mas acima de tudo aprendendo, será natural você investir em ações sozinho, escolhendo ações de empresas que você acredita no crescimento e na valorização.

Dependendo de como você se comportará, não será exagero querer dar passos mais arriscados como fazer Day trade.

Eu passei por todas essas fases, invisto em ações, 20% dos meus investimentos estão em ações. A porcentagem varia de pessoa para pessoa, mas colocar 100% em ações é muito arriscado e não colocar nada é perca de oportunidade.

Boas escolhas, um passo de cada vez sempre.... Um grande abraço - Cleiton Vicente

Fotos: Filme o Lobo de Wall Street e Pixabay

Ações para iniciantes

Bolsa de valores para iniciantes

Como investir em ações

Investir na bolsa com pouco dinheiro

bottom of page