• Cleiton Vicente

Veja como terminar este ano e começar o outro com a vida financeira em ordem


Sair das dívidas? Realizar sonhos? Conquistas são possíveis através de foco, determinação, mudança comportamental e principalmente o que esta dentro de Você...


Olhe para frente, cabeça erguida e esquecer as crenças que nos limitam, onde achar que viver bem financeiramente são apenas para os ricos, ou por você não acreditar em si ou achar que você não mudará seu padrão de consumo mesmo ainda nem tentado. Preparei 6 Dicas para você, mas antes saiba que não é difícil, é DESAFIADOR, não darei soluções milagrosas, mas garanto que mesmo não havendo condições de contratar um profissional, você conseguirá sem grandes dificuldades, isso dependerá de você! Se você tentou de tudo e não conseguiu, calma e respira, talvez você precise de um psicólogo, de um caoching, de um consultor entre outros especialistas. Mas, acima de tudo QUERER, vontade e atitudes são mais eficientes do que qualquer ajuda externa!!!

Dica nº 1: Defina seus objetivos / sonhos


Aonde você quer chegar? Comprar uma casa? Ir para a Disney? Trocar de carro?

Sem objetivos você caminha sem rumo, Como diria Lewis Carrol: "Para quem não sabe aonde quer chegar, qualquer caminho serve". Registre todos os seus "desejos". Não tenha vergonha de seus sonhos, dentro de suas possibilidades seja realista. Classifique o esforço para realização de cada um, definindo atividade por atividade, prazos e custos para realização dos mesmos.

Faça sua escolha: Realizar um sonho ou continuar na mesma? Questões de prioridades. Priorize coisas boas.

Dica nº 2: Levantar todas as suas despesas

Elaborar um orçamento mensal é essencial, seja por escrito, planilha ou até mesmo aplicativo, identificar o quanto você gasta por mês e em que você gasta, é a única forma de saber onde você esta exagerando, o que pode melhorar para controlar seu dinheiro, e não o dinheiro controlar você. Se preferir baixe nossa planilha Gratuita, é a mesma que utilizo no dia a dia:

Planilha de Orçamento Mensal

Não importa se é uma água comprada no semáforo, tudo deve ser registrado.

Dica nº 3: Cortar o que é desnecessário e supérfluo Se você não cortar seus gastos e manter seu padrão de consumo, como conseguirá realizar seus sonhos?

Não adianta endividar-se mais para realizar uma viagem por exemplo, e posteriormente ter que solicitar empréstimos, pagar uma fortunas de cartões de crédito, atrasar contas e ter aquela dor de cabeça na hora de fechar as contas. Faça sobrar dinheiro para guardar, não guarde só o que sobrou depois de ter gastado com coisas desnecessárias, coisas que você compra para não usar, ou item que vale R$ 5,00 no mercado e você pagou R$ 10,00 ao lado de casa por preguiça. Dica nº 4: Junte dinheiro e Invista


Reserve uma parte do seu orçamento para cumprir com o item nº 1. No mínimo 10% do seu orçamento, se for 20% mais rápido você atingirá seu objetivo. Aprenda a investir em produtos que rendem um bom dinheiro, como o Tesouro Direto por exemplo, que é seguro e mais rentável que a Poupança, que é um investimento que rende pouco e é ultrapassado. O Dinheiro que você trabalhou para ganhar irá trabalhar para você =D

Por onde começar no mundo dos investimentos ?

Acesse: Seu Primeiro investimento

Dica nº 5: Defina prazos

Para auxiliar o seu processo de planejamento entenda que os prazos são divididos em três períodos: Curto prazo (até 1 ano) Médio Prazo (entre 1 e 5 anos) e Longo Prazo (acima de 5 anos). Os prazos definidos diminuem nossa "procrastinação".

Estes prazos precisam ter DATAS definidas para que você possa calcular esforços e assim cumpri-los.

Saber quais são seus objetivos e quais os prazos para alcançá-los, traçá-los em "uma linha do tempo" para identificar o caminho a ser percorrido!

Defina o prazo otimista e também realista para alcança-los.

Dica nº 6: Ganhe mais dinheiro - Duas maneiras...

Através do que você mais gosta


Curte animais? Que tal hospedar animais de outras pessoas em sua casa? Diversos sites fazem estas conexões entre os donos e pessoas que pretendem cuidar de animais, o doghero.com.br é um dos exemplos desse ramo.

Curte cozinhar? Que tal preparar algo e vender para seus amigos ou para galera mais próxima (trabalho, família ou do seu condomínio por exemplo) ?

Invista em Conhecimento


Meu pai costumava falar "conhecimento ninguém tira de você", não tenho dúvidas!!!

Pessoas bem qualificadas costumam ter destaque no mercado de trabalho e possuem maior remuneração. Cursos e livros agregam valores.

Esta sem grana para curso? O Senac (inclusive fiz diversos cursos nesta instituição) tem uma qualidade de ensino absurda, possui nome no mercado e os preços dos cursos são excelentes.

Sobre livros, livro físico não costumam ser caros e livros digitais então são mais baratos ainda.

Quero saber: Qual o sonho de vocês para 2018?

Deixem nos comentários, se preferir respondam por e-mail ou redes sociais. Abraços!

Fotos: Pixabay

#Dicas #MinhasFinanças #ComeçaraInvestir #Anonovo #2018 #Investir #Dinheiro #TesouroDireto #Qualidadedevida #Economizar #Promessadefimdeano #Promessadeanonovo

Site personalizado por: